Quem foi Bezerra de Menezes
Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de agosto de 1831, em Riacho de Sangue, no Ceará, descendente de antiga família das primeiras que vieram do Sul povoar aquele Estado.
Em 1838 entrou para a escola pública da vila do Frade, onde em dez meses se aprontou na leitura, em escrita e em contas. Esteve com os pais no Rio Grande do Norte por dois anos e retornou ao Ceará, logo depois, tornando-se substituto do professor de latim, quando naquela região potiguar. Doutourou-se em 1856 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No dia 6 de novembro de 1858, casou-se com Dª Maria Cândida de Lacerda, que faleceu a 24 de março de 1863, deixando-lhe dois filhos.
Foi Vereador à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, havendo ali desenvolvido um excelente trabalho. Repetiu-se a experiência entre os anos de 1873 a 1881. Em 21 de janeiro de 1865 casou-se, em segundas núpcias, com Dª Cândida Augusta de Lacerda Machado, de quem teve sete filhos.
Em 1882, graças às curas conseguidas através do médium receitista João Gonçalves do Nascimento, já tendo lido “O Livro dos Espíritos”, tornou-se espírita. No ano de 1886, a 16 de agosto, diante de um público extraordinário, proclamou a sua adesão ao Espiritismo. A partir daí, toda a sua existência foi dedicada à Causa do Cristo, na Terra, tornando-se figura indispensável à Seara de Luz, que Allan Kardec foi incumbido de iniciar no planeta. Escreveu obras memoráveis.
Aos 11 de Abril de 1900, às onze e meia, desencarnava no Rio de Janeiro, o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, o inolvidável Apóstolo do Espiritismo no Brasil.
(Extraído da orelha do livro “COMPROMISSOS ILUMINATIVOS” psicografado por Divaldo Pereira Franco, através do Espírito de Bezerra de Menezes, editora LEAL)